O mural do Colégio Santa Cruz, foi concluído em dezembro de 2000. O artista plástico Éder Ribeiro Gomes, nome artístico ÉDER PORTALHA contando somente com a ajuda de seu filho Ricardo, executou em 7 meses e meio, mostra a evolução da colonização de Maringá, retratando a derrubada da mata, colheita do café, uso do pilão, o trabalho do ferreiro, meios de transporte, tipos de moradia e até o símbolo da cidade – a Catedral.
O mural pode ser dividido em quatro partes, numa espécie de progressão histórica da cidade, enfatizando o trabalho dos pioneiros, inclusive das mulheres, que muitas vezes são menosprezadas na história oficial do município e nas homenagens aos seus pioneiros.
A partir da Avenida 19 de Dezembro, a obra de Portalha retrata, em alto relevo, o início de Maringá, quando os primeiros pioneiros chegaram e encontraram apenas a mata fechada. O trecho mostra homens derrubando árvores e, ao lado deles, um grupo reunido, com um dos desbravadores carregando uma espingarda. É uma referência ao perigo que enfrentavam.
Após uma árvore esculpida em primeiro plano, aparecem as famílias inteiras chegando e os sinais de uma nova cidade, com precárias casas de madeira e a construção da Capela Santa Cruz, primeira igreja construída no Maringá Velho. Outra árvore em primeiro plano dá um novo pulo no retrato histórico e Portalha retrata, com maior intensidade, o ciclo do café. São homens limpando e transportando os grãos que sustentaram a economia maringaense durante muito tempo.
Atrás desses trabalhadores e de seu “ouro verde” é possível perceber que as casas se tornam mais frequentes e a construção de uma outra igreja em madeira - possivelmente, a antiga catedral. No “fim” do painel (em uma leitura da esquerda para a direita), um ferreiro trabalha na forja e, ao fundo, símbolos de uma Maringá mais recente: a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e o próprio Colégio Santa Cruz, primeira escola particular da cidade.
Em sua construção foi utilizado apenas areia, cimento e cola e com 42,50m de comprimento por 5m de altura, totaliza 2l2,50m².

Comentários

Compartilhe

Horário Atual

Status Atual ABERTO
Domingo 24 Horas

Domingo 24 Horas
Segunda 24 Horas
Terça 24 Horas
Quarta 24 Horas
Quinta 24 Horas
Sexta 24 Horas
Sábado 24 Horas

Destaque

Av. João Paulino Vieira Filho - Centro - MARINGÁ - PR
(44) 3023-5910

Rua Ponta Grossa - Jardim Aclimação - MARINGÁ - PR
(44) 3227-4559
 Rua Itália - Pq Industrial - MARINGÁ - PR
(44) 3224-5786
Av. Tiradentes - Centro - MARINGÁ - PR
Av. Londrina - Santa Helena  - MARINGÁ - PR
(44) 3223-1195
Av. Pioneiro João Pereira - Pq Industrial - MARINGÁ - PR
(44) 3027-3030